Neste guia você terá todas as informações sobre as terminologias utilizadas no mundo da impressão.
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Ângulo de retícula
Ângulo no qual as retículas são dispostas na trama de pontos
Acetato
É um material transparente, muito utilizado na indústria gráfica como visor frontal em produtos como envelope.
Alinhamento é quando colocamos elementos gráficos e textuais segundo uma linha dada, na horizontal ou vertical. Em uma composição, pode haver várias linhas de alinhamento.
Aumentar o tamanho de uma imagem ou objeto
Arquivo aberto é aquele que só pode ser examinado no software, plataforma e versão em que foi gerado. É passível de edição e deve estar acompanhado de todos os seus vínculos (fontes, ilustrações, logotipos etc.).
Exemplos de softwares: Photoshop, CorelDRAW, QuarkXpress, InDesign, Illustrator etc.
Ilustrações (desenhos, símbolos ou letras) em seu formato definitivo.
Disposição de folhas ou cadernos na ordem correta para que haja uma encadernação perfeita
Em inglês, highlights. Partes da imagem que são mais claras (ou brilhantes).
Tipo de recurso utilizado para suavização do serrilhado nas transições de cores de um bitmap.
Arquivo fechado é aquele pronto para impressão. Gerado na linguagem PostScript (Adobe Systems), não pode ser editado. Já contém todas as informações necessárias para a correta impressão: textos, fontes, ilustrações, ângulos de cada cor, lineatura etc.
Fluxo automático de texto. É um recurso de certos software de editoração em que o posicionamento dos textos é feito automaticamente, de acordo com a orientação das colunas na publicação. Esse recurso tem como objetivo automatizar a editoração.
Ou jaggies. É o efeito de serrilhado, causado pelo excesso de contraste entre pixels vizinhos em uma imagem.
Recurso de fotografia com que se eliminam os detalhes (meio-tom), acentuando-se o negro, o branco e as cores principais.
Papel excedente (sobras), resultado de cortes finais de acabamento das folhas ou rolos de papel.
Na área de design, é o arquivo onde está disposto a imagem ou layout desenvolvido por um designer e que poderá ser utilizado de forma digital ou impressa.
Ba
É o emprego de meio tom em fundos de um trabalho gráfico, para criar efeito de uniformidade de cor.
Mante de borracha, utilizada na impressão offset que transfere a tinta da chapa para o papel através da pressão imposta entre os cilindros de blanqueta e contra-pressão. Ver: chapa offset
Palavra inglesa, cujo significado é "grosso". É uma letra mais grossa que o normal, para destaque. Também chamada de Negrito.
É uma das mais importantes etapas em qualquer planejamento em design, pois dela surgem às ideias básicas para que se inicie um projeto.
Faça da seguinte forma:
I. Reúna-se com sua equipe (ou faça sozinho se for um job particular);
II. Em um papel, liste tudo que tem relação com o projeto ou simplesmente o que lhe vier à cabeça, tudo mesmo;
III. Filtre tudo que for escrito através de uma seleção básica do que faz sentido e do que é pura evidência de desequilíbrio mental.
Tipo de encadernação, cujos cadernos são colados ou costurados na lombada, recebendo uma capa flexível.
Impressora composta por duas unidades de cores, capaz de imprimir duas cores em cada entrada ou passagem. Refere-se também a trabalhos impressos com duas cores.
Filtro digital que borra(desfoca) os detalhes da imagem.
Também chamado de boneca, é o projeto simulatório de dimensões idênticas às do produto gráfico final.
O brief é a peça essencial para se começar um projeto, pois ele fala da proposta e alvos a serem atingidos.
Do inglês: Brief = Dossiê, essa peça é muito mais ampla do que você pensa. Nele devemos ter uma visão geral da empresa cujo problema devemos resolver. Às vezes, o brief contém informações básicas, pois o mais importante é ter um pensamento de fora de quem vive o problema.
Mas seja como for, o briefing é essencial.
Imagem digital constituída de unidades chamadas pixels. A imagem é dividida nos pontos de uma matriz, então cada um deles é gravado com seu valor particular de luminosidade e cor, formando um mapa (map) dos pontos (bit).
Grande rolo de papel ou plástico contínuo, que alimenta as máquinas rotativas.
Recurso promocional consistente em uma espécie de broche, que pode trazer logos, frases e ilustrações de uma marca.
Peça destinada ao público interno e intermediário de uma empresa, contendo informações sobre o produto lançado e sua campanha. Motiva vendas.
Em inglês, header. É a parte superior da página, na qual pode haver algum texto.
Letra ou fonte minúscula e texto escrito inteiramente em letras minúsculas.
É a informação descrita em bitmaps, característica de cada cor primária. O sistema CMYK apresenta quatro canais (C,M,Y e K): enquanto o RGB, três canais (R,Ge B).
Conjunto de caracteres especiais que acompanha uma determinada fonte, incluindo um intervalo de caracteres que não faz parte do conjunto habitual de caracteres que não faz parte do conjunto habitual de caracteres da fonte, como ligaduras, frações, versalete, o "i" sem o pingo e numerais alinhados. A adição de caracteres especiais dá a um designer maior controle sobre a apresentação do texto e ajuda a resolver alguns problemas tipográficos comuns que os conjuntos de caracteres padrão apresentam.
Tira de papel que envolve a capa do livro, com acréscimo de informação.
Área ou campo de um layout de página no qual o texto flui. A imagem acima mostra um projeto do estúdio Frost Design em que as colunas são utilizadas como parte integrante do design geral para criar um forte impacto visual.
É uma lente de aumento para examinar cromos, os pontos de meio-tom, métodos de impressão, registros de cores etc.
Tinta produzida especialmente para impressão de determinado material. Por exemplo, a escala de cor Pantone.
Determina o tamanho da letra utilizada na composição dos textos. É medido em pontos.
Prova de contrato análoga. Feita a partir do fotolito, utilizando-se a laminação de películas color.
Ctp é a sigla da expressão inglesa "Computer to Plate". É o processo direto de gravação da chapa de impressão a partir de um arquivo eletrônico, dispensando-se o uso de fotolitos.
Grupo de folhas dobradas e costuradas (ou grampeadas), que constitui uma subdivisão de uma publicação impressa. O número de cadernos deve ser sempre um múltiplo de 4.
No padrão CMYK, é a técnica de intensificação de fundos 100% preto, utilizando-se outras cores para aperfeiçoar sua reprodução.
Cobertura confeccionada em diversos materiais (papel, papelão, couro etc.), que envolve o miolo dos livros, catálogos, revistas etc.
Superfície metálica utilizada como matriz nas impressões Offset.
Placa de impressão de metal fabricada de zinco, magnésio, cobr, bronze, nylonprint etc., com uma imagem ou texto gravado em relevo. Destina-se à impressão em máquina tipográfica.
Processo de impressão no qual linhas de tipo de metal são fundidas antes de serem preparadas para impressão. Esse sistema possibilitou a criação de grandes quantidades de texto a um custo relativamente baixo e foi muito utilizado pela indústria jornalística. Hoje esse processo é obsoleto devido ao uso dos computadores.
Jogo de filmes feito a partir da cópia fotográfica de outro fotolito.
As cores vermelho, verde e azul (red, green e blue, ou RGB) são chamadas primárias aditivas porque, quando misturadas, produzema luz branca.
Papel coberto por uma fina camada de tinta, que apresenta boa qualidade. Pode ser brilhante, semibrilhante ou fosco.
Técnica de impressão que reproduz cores sobrepondo quatro tintas de cores básicas. São elas: ciano, magenta, amarelo e preto.
Letra ou fonte maiúscula e texto escrito inteiramente em letras maiúsculas. Usual em títulos, manchetes etc.
Arte de escrever à mão, geralmente com linhas fluidas e espessura de traço variada, o que é obtido pelo uso de uma ponta ou pincel chanfrado. Também pode se referir a uma escrita artística estilizada. Muitas fontes manuscritas imitam o estilo caligráfico, mas nenhuma consegue reproduzir o verdadeiro efeito das letras escritas à mão.
Letra inicial maiúscula, isto é, cujo corpo é maior que o dos caracteres utilizados no resto do texto. Recurso muito utilizado na linha editorial.
Lâmina metálica usada como matriz de impressão no processo offset. Sua camada sensível à luz é gravada para impressão, semelhante a um carimbo.
C (ciano), M (magenta), Y (amarelo) e K (preto). É a base do processo de impressão em quatro cores (quadricromia). SIntese substrativa, é um sistema de cores baseado na subtração de luz. Na mídia impressa o modo CMYK é a junção das três cores básicas para obtenção de todas as outras, mais a cor preta.
É a redução do tamanho de arquivos digitais por meio de algoritmos de compactação. Há algoritmos que quando aplicados causam a perda de informação (JPEG), enquanto outros, não (LZW).
Ciano, magenta e amarelo são denominadas primárias subtrativas e são utilizadas no processo de impressão em quatro cores.
Variação de cor do mesmo brilho tonal, de nenhuma cor a uma cor pura. Croma é a intensidade, pureza ou quantidade de cinza em relação ao matiz.
Película fotográfica colorida fotossensível e transparente (diapositivo).
Preenchimento de cor que aumenta de intensidade a partir do branco, passando por várias gradações tonais até uma cor sólida ou de uma cor para outra.
São desenhos produzidos a partir de softwares vetores (Corel DRAW, Freehand ou Illustrator). Possuem coordenadas matemáticas de pontos e curvas.
Profissional de criação que desenvole o projeto visual e gráfico das peças publicitárias. Ele ainda coordena a execução gráfica dos trabalhos. Deve compreender todo processo gráfico.
É a transferências de arquivos de um computador para outro computador, por meio de uma rede. Comumente conhecido como "baixar" e "carregar" arquivos.
Valor medido a partir de um densitômetro, indica o grau de escurecimento de um fotolito (quantidade de luz que atravessa um filme)ou também indica a quantidade de luz refletida por uma tinta impressa em suporte opacos.
Projeto de divisão e ordenação do espaço de uma peça gráfica, entre imagens e textos.
Material promocional utilizado no PDV (ponto de venda) para divulgação e vendas de um determinado produto. O display é normalmente tridimensional e impresso em suportes rígidos (cartão, papelão ondulado, acrílico etc).
Medida de quantos pontos de tinta uma impressora pode colocar em uma polegada. Para a impresão offset, uma resolução de de 300 dpi é o padrão, embora trabalhos de impressão de qualidade mais alta necessitem de valores mais altos.
Instrumento eletrônico de controle que mensura a densidade óptica de fotolitos (positivos e negativos) e de impressos. Pode ser de transmissão, reflexão ou ambos. - Densitômetro de transmissão: usado em fotolitos. - Desnitômetro de reflexão: usado em suportes opacos.
Profissional responsável pela diagramação.
Processo de acabamento de impressão no qual as páginas são vincadas e dobradas em várias combinações para produzir um caderno para encadernação. Métodos de dobra produzem vários resultados e servem a objetos diferentes.
DeskTop Publishing é o termo utilizado para definir a editoração eletrônica de peças gráficas em variados softwares ligados à área de criação gráfica.
Estilo tipográfico sem serifa desenvolvido depois da introdução da fonte Egyptian, de William Caslon. Caslon criou sua fonte em resposta ao interesse público no Egito após a campanha de Napoleão Bonaparte, em 1798-1801. Discutivelmente a primeira fonte sem serifa, a agípcia não foi bem-recebida pelo público, sendo chamada de grotesca e gótica (um estilo de arquitetura que voltava à moda naquela época). A fonte egípcia se tornou desde então um termo que se refere a uma variedade de fontes com serifa grossa, possivelmente porque os blocos lembram as linhas das pirâmides.
Qualquer um dos processos que utiliza pontos de costura, arame, cola ou outro material para juntar as páginas ou seções de uma publicação a fim de formar um livro, revista, brochura ou outro formato.
Em inglês, leading. É o espaçamento entre uma linha e outra. É medida em pontos e se refere à distância da base de uma linha de texto até à base da linha seguinte.
Referência consistente em uma tabela específica para a visualização de diversas tonalidades de cinza, do preto e o branco. Usado em fotos e materiais impressos.
Instrumento que mede a intensidade das ondas de um espectro de cores refletido por uma amostra de suporte impressa (CIElab). A conversão de leitura é feita a partir de valores colorimétricos.
Processo pelo qual dois materiais são unidos para produzir um suporte com cores diferentes em cada lado. Também chamado colagem sanduíche. Embora um efeito de empastamento também seja obtido pela impressão duplex (imprimir nos dois lados do papel), o resultado final não tem a mesma qualidade de cor do que ao utilizar diferentes materiais coloridos. O uso do empastamento permite que o peso do suporte ultrapasse aquele dos materiais padrão.
Diferença entre a tiragem e o material impresso vendido. O encalhe é devolvido pelas distribuidoras e bancas de jornais às editoras.
Sigla do termo inglês Encapsuled PostScript. É o formato padrão de arquivo digital criado pela Adobe. É um modo extremamente preciso e seguro de salvar ou exportar um arquivo, além de ser compatível com vários softwares.
Termo derivado do verbo inglês "to scan", significa capturar uma imagem física e digitalizá-la, com o auxílio de um aparelho chamado scanner. Temos basicamente dois tipos de scanners: de cilindro e plano.
Tabela ou gráfico que demonstra o esquema de distribuição da paginação de uma publicação (livro ou revista). É o modelo para visualização dos números de páginas dos editoriais e posicionamento dos anúncios.
Ocorre quando a lombada forma um "V" invertido ao se abrir o livro, mais ou menos no meio, normalmente causado pela espessura do papel ou extensão da publicação. O empuxo talvez não seja um problema em publicações com encadernação em lombada canoa não refiladas. Em publicações com encadernação sem costura, porém as informações perto da borda refilada podem ser perdidas se o empuxo ocorrer. Logo, os elementos do design devem ser posicionados longe da margem externa (a borda oposta à lombada) para que não sejam cortados.
Material gráfico impresso com informação publicitária de determinado produto ou serviço, que procura despertar a atenção do consumidor.
Livros especiais impressos para as artes gráficas (tabela de cores), onde é possível visualizar a mistura de variados tons de cores e retículas em diversos tipos de papéis, para que seja possível a escolha da cor antes de sua impressão.
Inserção de espaço entre caracteres para compor um texto visualmente harmonioso e equilibrado. Algumas fontes necessitam de mais espacejamento entra letras do que outras devido às suas características tipográficas.
Formas de letra e imagens criadas, ou que parecem ser criadas, pela aplicação de tinta com um molde. Formas de estêncil foram originalmente desenvolvidas para permitir que texto e imagens sejam facilmente aplicados a itens como caixas de carga militar. Letras "o", o que as torna úteis para uso de facas de corte, uma vez que o olho das letras não cai. O uso da impressão em estêncil como um elemento gráfico pode dar uma sensação rústica projeto.
Marcação indicativa de como o material deverá ser recortado, quando do acabamento. Geralmente é um arquivo digital elaborado em software de vetor. Refere-se também ao próprio dispositivo de madeira com lâminas de aço, que efetua o corte, vinco ou serrilha no suporte.
Conceito de impressão digital, onde a impressão é feita sem filme (fotolito).
Técnica de impressão relevográfica direta, que se utiliza de chapas de borracha ou fotopolímetro e de tintas líquidas de rápida secagem. Muito empregada na confecção de sacolas, embalagens, rótulos, etiquetas adesivas etc.
Impresso promocional ou institucional sem dobras.
Em artes gráficas é a dimensão em centímetros do tamanho final de um material impresso (podemos ter o formato aberto e fechado).
É um filme translúcido, gravado a partir de uma emulsão fotossensível, que funciona como matriz para a impressão. Pode ser usado em diversos métodos de impressão.
Trabalho temporário realizado sem vínculos empregatícios.
Nome genérico para o efeito de fusão entre duas ou mais imagens, seja em fotografias estáticas, cinematográficas ou videográficas. Conhecido ainda como, colagem, montagem ou trucagem.
Termo utilizado em artes gráficas para o conjunto de fontes em determinado tipo e desenho, inclui todas as suas variações de estilo (normal, bold, itálico, condensado etc).
Dispositivo utilizado para filtrar a luz de comprimentos de onda específicos a fim de alterar a apresentação de uma imagem final, seja uma fotografia ou um arquivo digital. Os filtros podem fazer ajustes tão sutis que o espectador mal notará o aprimoramento (como refinar uma imagem para criar um céu azul opala ou uma cor de areia vermelha). Também podem ser utilizados para criar intervenções surpreendentes e gráficas.
Material promocional de pequeno formato, simplificando as informações de um folheto, normalmente impresso de um só lado, sem dobras. Muito utilizado para divulgação de eventos (convite).
Conjunto de sinais e letras que possuem o mesmo desenho.
Quando temos o alto-contraste (preto e branco absoluto), sem tons de cinza e passagens de meio-tom. Neste caso a cor se encontra chapada.
Equipamento utilizado para medir a intensidade de determinada fonte luminosa. Utilizado pelos fotógrafos para determinar o tempo de exposição da foto para a melhor captação de luz.
Ferramenta que possui arestas de corte dispostas em torno de um eixo giratório. Serve para cortar ou desbastar papéis, metais e outras peças.
Material gráfico impresso que possui pequenas dimensões, normalmente utilizado para informes políticos e materiais promocionais.
Solução química utilizada após a revelação de fotos e chapas de impressão. Sua função é fixar a emulsão fotográfica utilizada no processo de revelação.
Impresso promocional ou institucional caracterizado por uma folha, com no mínimo, uma dobra.
São arquivos específicos para a visualização do desenho dos tipos na tela do computador. Na plataforma MAC são armazenadas em um a pasta chamada Suítcase e no PC opossuem a extenção .PFB.
Consiste em uma lâmina plástica transparente usada para definir, nas chapas de impressão, as áreas onde devem ou não serem impressas cada uma das cores
Borracha fotossensível utilizada na impressão flexográfica.
Transferência de arquivos digitais executada na Internet, por meio de códigos de acesso e contas de e-mail. Normalmente utilizada para transferir arquivos de grandes formatos.
Gg
Escala máxima de cores que um sistema de reprodução de imagens pode exibir ou imprimir. Cada meio (fotografia, vídeo, impressão, etc.) possui um determinado gamut, que é sensivelmente menor que o espectro da luz visível. Na conversão de um modo de cor para outro, podem ocorrer alterações na imagem, é quando se diz "as cores estão fora do gamut".
É o software utilizado para criação, conversão e edição de fontes. Exemplos: fotographer e FontLab.
Expressão que define o peso do papel em gramas por metro quadrado (g/m2) . Estes valores devem ser aferidos em uma balança de precisão. Quanto maior a gramatura, mais grosso e resistente será o papel.
Usada para desenhar, é uma mesa digitalizadora que substitui o mouse. O desenho é feito com uma caneta especial sensível à mesa que pode simular efeitos de pincéis, pressão de canetas e intensidade de traços.
Formação de malha quadriculada que pode ser visível ou não na tela do computador. A sua utilização facilita os alinhamentos de objetos gráficos.
É a tendência dos pontos de retículas aumentarem na hora da impressão. Quando o ganho de ponto não é controlado, pode haver variações nas cores do material impresso, prejudicando completamente o trabalho. De acordo com o tipo de impressora, método de impressão e suporte, podemos ter variações do ganho de ponto.
Trabalho desenvolvido por empresas e profissionais ligados às artes gráficas, que visa estabelecer parâmetros e calibração entre os dispositivos digitais de imagens e a consistência na reprodução de cor, nas provas de cores e impressão.
Nas artes gráficas, ocorre quando o material reproduzido apresenta uma aparência arenosa. Esse efeito ocorre devido à captura da imagem, a partir de filmes com maior sensibilidade à luz. Esse recurso de granulação também pode ser aplicado no arquivo digital, a partir de filtros no Photoshop.
Imagem fotográfica reproduzida em tons de cinza, usando o preto e o branco.
Folhas internas de um livro que recebem cola e aderem às capas. A guarda é responsável por segurar o miolo do livro na capa dura, objetivando assim um perfeito acabamento.
Filtro utilizado no Photoshop para controle e ajustes de imagens. Esse filtro causa desfoque (embaçamento) na imagem.
Sigla de Graphic Interchange Format, é um padrão de cor utilizado para internet. Nesse modo, a imagem digital é convertida para um padrão de 256 cores, que não deve ser usado na mídia impressa.
Efeito visual em uma fotografia gerado pela reação dos filmes de alta velocidade à luz. Quanto maior a granulação, menos detalhes da imagem são capturados, e isso pode dar uma fotografia um efeito artístico arenoso, especialmente na fotografia em preto e branco. A granulação também pode ser produzida com um software de manipulação de imagens; em termos digitais, isso é conhecido como "ruído".
Apesar de ser a forma certa de trabalhar, encaixar elementos em uma grid nem sempre é algo atraente ou fácil.
Essa estrutura, geralmente bidimensional, é composta de interseções de linhas e confunde muitos designers, até experientes. Alinhamentos, justificações, margens, medianas, diagonais e afins. A possibilidade de alcançar um layout mais harmonioso é maior quando são usados conceitos de grade baseados em proporções matemáticas e dinâmicas. Ver: Bauhaus, Construtivismo Russo e Renascimento.
São os traços principais da letra. Geralmente são verticais ou horizontais e longas.
Também chamado de estampagem a quente, trata-se de um acabamento de impressão em que uma tira metálica é pressionada contra o papel por um molde (negativo) pré-aquecido.
O modelo aquecido exerce a pressão sobre a tinta metálica que, ao encontrar o substrato, deposita o grafismo termo sensível.
Prova de estado e revisão, possui cor azulada (cianográfica). É obtida por processo fotossensível, a partir dos fotolitos, e revelada por exposição a vapores de amônia.
Processo de acabamento de impressão e que uma tira metálica é estampada em um suporte utilizando um molde aquecido. Essa técnica também é chamada de estampagem a quente.
Sistema de cor criado pela Pantone em que a imagem digital é reproduzida com 6 canais de cores: CMYK mais as cores Orange e Green, permitindo assim uma maior gama de cores.
Ii
Representa o conjunto de símbolos e cores utilizados para identificar um logotipo ou marca de uma empresa, identificando e unificando toda a sua comunicação visual (desde a papelaria, frotas de veículos, padrão de embalagens etc.).
Equipamento para a produção de fotolitos, em que por um processo óptico a laser são gravados no filme os textos ou imagens a serem impressos.
É um método de impressão no qual a imagem é gerada partir da entrada de dados digitais direto do computador para a impressora de produção.
O conceito de Impressão Digital é amplo e vem se modificando ao longo do tempo. Pode-se considerar qualquer equipamento que registre sobre papel, ou outro suporte, as informações recebidas de um computador na forma de dados digitais sem que haja necessidade de gravar qualquer tipo de matriz para transferência dessas informações.
Processo de impressão indireto, pois a tinta é transferida da matriz para a folha através de um intermediário. É o método mais utilizado para grandes quantidades. Ver: chapa offset, blanqueta, processos offset
Em inglês, Italic. É um estilo de fonte que se apresenta inclinado, geralmente, para a direita. Muito utilizada para destaque de textos e de expressões estrangeiras. Pode ser chamada de Grifo ou Aldino.
Trabalho gráfico que explica, exemplifica ou adorna. A ilustração, seja à mão ou por meio digital, assume muitas formas e é utilizada para transmitir uma impressão que o realismo da fotografia nem sempre pode forncecer.
Técnica de ajuste da disposição do trabalho no papel, para que as páginas impressas fiquem corretamente sequenciadas após o acabamento.
Composição visual (ilustração) que combina textos, mapas, gráficos e tabelas usados em materiais didáticos e jornalísticos.
Padrão de arquivos digitais feitos em softwares vetores representados por curvas e nós de edição. Ideal para logotipos e ilustrações, pois podem ser ampliados sem perda de qualidade.
Processo especial para imprimir nas bordas de corte de uma publicação sem costura. Originalmente utilizado para dar maior proteção a livros que seriam muito usados, como bíblias, hoje é um meio de acrescentar detalhes decorativos a projeto.
Criação e aumento dos pixels de determinada imagem digital. A interpolação faz com que a imagem aparente estar fora do foco e causa, ainda, mudança de cor, prejudicando a qualidade da imagem.
Jj
Sigla de Joint Photographic Experts Group. É um formato de arquivo digital que compacta imagens digitais, tornando-as mais leves. É preciso tomar cuidado com os valores de qualidade adotados, pois valores baixos podem danificar a qualidade da imagem. Esse formato é amplamente utilizado na internet onde o tamanho da imagem é fundamental para o acesso/envio e a qualidade de simulação de cor via tela de computador é perfeitamente compensada.
Posicionamento de imagens lado a lado para destacar ou criar uma relação entre elas. O termo deriva de juxta que, em latim, significa "perto".
Espaçamento entre um par definido de letras, tem a intenção de ajustes e compensação visual para uma melhor composição.
É uma técnica consistente em criar uma "reserva" na área em que duas cores não devem se sobrepor, assim, apenas uma delas será impressa naquela área. Pode-se utilizar também a expressão "vazar" a área em que as imagens se justapõem. É o oposto de overprint (sobreposição de cores).
Sistema de controle de cores, em que as variáveis são a luminância (L), o eixo de matrizes complementares vermelho-verde (a) e o eixo azul-amarelo (b). A medição é feita a partir de um equipamento chamado espectofotômetro, que mede a intensidade das ondas de um espectro de cores, emitidas por uma amostra de suporte impressa e acusa as mínimas diferenças de emissão de luz da cor analisada.
São as camadas de um arquivo digital. Cada camada é sobreposta à outra, podendo ser visualizadas juntas ou não. Assim, no tratamento da imagem e criação do arquivo digital, pode-se alterar cada camada separadamente. Recurso muito utilizado no Photoshop para manipular as imagens digitais.
Responsável pela qualidade final do trabalho, a lineatura está ligada diretamente ao tamanho do ponto (retícula) que temos no material impresso. A lineatura estabelece as distâncias e os tamanhos dos pontos, nos softwares é indicada em Lpi (Lines per inch ou Linhas por polegadas). Sua variação ocorre de acordo com os métodos de impressão e tipos de suportes. Quanto maior a lineatura, menor será o tamanho do ponto. Sua variação está entre 100Lpi (para papel jornal) e 175 Lpi ou 200 Lpi (para papéis de boa qualidade, como o papel couchê).
Parte do livro oposta ao corte da frente, onde se encontram grampos, colagens ou costuras. Dois tipos de lombadas muito utilizados são: lombada canoa e lombada quadrada.
Laminação é uma fina camada plástica fosca que reveste o cartão, conferindo resistência e durabilidade, além, é claro, de deixa-lo muito mais sofisticado.
Poucos dão o real valor a este item durante seus projetos, porém o layout é que faz o seu projeto funcionar, afinal de contas, é a disposição, arranjo e hierarquia dos elementos que guiam o olhar do público alvo.
Como curiosidade, desde a Idade Média os monges copistas usavam layouts matematicamente estabelecidos, baseados na proporção áurea. Ver: proporção áurea
Técnica de gravura, em que o grafismo é desenhado diretamente em uma matriz de pedra. Baseia-se na propriedade.
Sigla de Lines per inch (linhas por polegada). Unidade de medida que estabelece as distâncias e os tamanhos dos pontos (retículas) no material impresso. À medida que aumentamos a lineatura, diminuímos o tamanhos dos pontos.
Em editoração eletrônica, é impressão dos trabalhos ou material impresso a orientação de página deitada (paisagem).
Esboço mais bem acabado que uma rafe. Uma peça gráfica feita em impressora de baixa definição, muito próxima do material a ser impresso, que procura simular o impresso final e serve para prévia aprovação.
Representação de uma empresa por determinada tipologia especialmente desenhada. Pode ser apresentado somente com letras (na maioria das vezes as letras passam a formar um símbolo único), tem a função de representar a identificação visual de uma empresa (originalidade, significado e lembrança).
Sigla de Lempel-Ziv-Welsh. Método de compressão e codificação matemático aplicado em arquivos digitais (imagens em TIFF e formatos de compressão ZIP). Essa compressão não danifica a qualidade das imagens.
Mm
A mala direta é uma das principais mídias do Marketing Direto, pois, por meio de cartas postadas a cada pessoa, proporciona uma abordagem direta e pessoal. Podem acompahar a carta: folders, folhetos, amostras etc.
Área de segurança da parte interna dos arquivos digitais, a margem protege o que chamamos de área da mancha (área de grafismo). Sua principal função é de precaução para evitar que partes de texto sejam indevidamente cortadas no momento do acabamento final.
Na indústria gráfica, é um recurso utilizado para proteger e isolar determinada área da exposição à luz em materiais fotossensíveis (fotolitos ou chapas de impressão).
Graduação de uma cor. Imagens impressas reticuladas.
Padrão de interferência indesejável causado pela sobreposição de retículas. Surge quando as direções das tramas se sobrepõem de maneira errônea. O efeito visual assemelha-se a "ondas ou quadrados". Comumente ocorre quando se digitalizam imagens impressas e elas são reimpressas.
Símbolo, marca, palavra ou frase que identifica e diferencia um produto, serviço ou organização dos seus concorrentes. As marcas ajudam a distinguir ofertas de produtos semelhantes pela percepção da sua qualidade, influenciando a decisão de compra.
Espaço reservado na folha de impressão (aproximadamente 1,5 cm) onde as pinças da máquina tocarão o papel para transportá-lo no momento da impressão.
Cor refletida ou transmitida a partir de um objeto. O matiz é expresso como um valor entre 0 e 360 no disco de cores. Alterar valores de matiz afeta de forma significativa as cores de uma imagem.
Parte interior de um impresso, composto por páginas e cadernos, em contraposição à capa.
Imagem criada com variações de tom de uma única cor.
Determinam o tamanho final da arte digital e servem como guias para a gráfica identificar as áreas de corte.
Forma criada pela borda externa de um bloco de texto não justificado. A irregularidade é causada pela ausência de uniformidade das linhas do texto quando a hifenização não é utilizada. A irregularidade é mais perceptível se houver espaços estranhos, o que pode ser provocado por palavras longas, ou se o texto começar a criar formas (como triângulos) com a sucessão de quebras de linha. A irregularidade pode ser reduzida ajustando o kerning e o espacejamento entre letras, mas em casos extremos o texto talvez precise ser reescrito.
Método de corte frequentemente utilizado com materiais autoadesivos, onde o papel é cortado, mas não a base, para facilitar a remoção de uma etiqueta.
Montagem em formato tridimensional de determinado material a ser impresso, que serve como referência para a sua reprodução em escala. É muito utilizado para projetos de embalagens. Este termo também é utilizado na área de fotografia e filmagem, quando materiais são montados em escalas normais ou diferenciadas (maior ou menor), para que a capttação da imagem seja perfeita.
Variações de tom de uma única cor.
Nn
Recurso gráfico utilizado para dar destaque à determinada palavra, sendo uma letra mais grossa e encorpada (conhecido também como Bold).
É uma peça informativa impressa ou digital, que veicula informações publicitárias e noticiário em geral.
Oo
Sigla de Optical Character Recognition. É o reconhecimento óptico de caracteres, a partir da digitalização de materiais impressos. Um software específico reconhece as letras e as transforma em caracteres, possibilitando assim a sua edição e utilização.
Máquina impressora alimentada por bobinas. Esse método é muito utilizado para as altas tiragens de revistas, tabloides, jornais, sacolas, embalagens para indústria alimentícia etc.
Em artes gráficas: aba ou badana. Em um livro é a extensão das capas e das sobrecapas, que são dobradas para seu interior.
É a sobreposição de cores na impressão, o que pode evidenciar a área sobreposta.
Sistema de impressão planográfico (a área da imagem e o contragrafismo, na chapa, estão no mesmo plano) e indireto (o papel não entra em contato com a matriz). Consiste no seguinte: a matriz é acoplada a um cilindro da impressora, que transfere a imagem a outro cilindro revestido de borracha (blanqueta), que, por sua vez, imprime no suporte (papéis, plásticos, metais, papelões, etc.). Esse método é derivado da Litografia.
Padrão de fontes universal desenvolvido Adobe e pela Microsoft, que funde as características dos padrões PostScript e True Type para as plataformas Mac e Windows, facilitando de forma genérica a utilização das fontes em variados métodos de impressão. Sua formatação de código é híbrida e compacta, não havendo necessidade de conversão para utilização tanto nos Mac ou em Pcs.
É o material utilizado para ser reproduzido em artes gráficas. Pode ser um cromo, arte em papel (ilustrações) ou mesmo originais digitais.
Nesse método de impressão, a alimentação da impressora é feita a partir de folhas cortadas, em dimensões específicas, de acordo com o formato do trabalho e o formato de boca de saída da máquina impressora.
Sigla de Open Prepress Interface (Interface aberta de Pré-impressão). Esse recurso permite a troca de imagens de baixa definição por imagens de alta resolução em arquivos fechados.
Versão de uma fonte que apresenta contornos em vez de caracteres sólidos. Muitas fontes estão disponíveis como caracteres de contorno.
Pp
No contexto dos softwares de layout, páginas de modelo que contém elementos comuns que aparecerão em um documento. Diferentes páginas-mestre podem ser utilizadas para diversas seções em um documento. Por exemplo, uma seção pode ter uma página-mestre direita de duas colunas enquanto outra seção tem uma página mestre-direita de três colunas. O conteúdo que é posicionado ou alterado em uma página-mestre aparecerá em todas as páginas que a página-mestre administra. O símbolo no canto superior direito das duas páginas-mestre é um número automático de página, ou seja, se você alterar a ordem da publicação, os números da página serão atualizados automaticamente.
Sistema de seleção de cores desenvolvido pela Pantone Inc. parte de 14 cores básicas especiais que, combinadas, produzem mais de 1.114 tons diferentes. Esse padrão de cores é utilizado pela indústria gráfica mundial.
Série de perfurações feita em um suporte. Os picotes normalmente são feitos no material impresso para ajudar a dobrá-lo ou fornecer pontos com menos resistência em uma página para que partes da mesma sejam facilmente destacadas pelo leitor. O picote também pode ser utilizado para adicionar detalhes visuais e táteis a um projeto.
Arquivos instalados nos computadores para melhorar a dinâmica e flexibilidade dos softwares. A partir de determinado plug-in, é possível a aplicação de filtros, efeitos especiais e manipulações de imagens.
Sigla de Post Script Printer Description. É um arquivo específico, que carrega as informações de determinada impressora e deve ser instalado no computador, para que sejam feitas as impressões ou os fechamentos de arquivos, a partir de parâmetros preestabelecidos. O PPD possibilita a geração de arquivos com melhor adaptação ao dispositivo. Após instalado, ele pode determinar o tamanho do papel, fontes para impressão, qualidade de imagem, resolução etc.
Processo de cores representado pela impressão no sistema CMYK.
É todo o processo que envolve as etapas de um trabalho, desde a sua criação até o processo final (material impresso e acabado), passando pela pré-impressão, impressão e acabamentos gráficos.
É umas extensão nativa do Photoshop, um formato que suporta diversos espaços de cores, layers e canais alpha.
Forma adaptada do inglês "pica". É uma unidade de medida tipográfica, equivalente a 1/6 de polegada, 12 pontos ou cícero.
Antiga montagem de arte-final, produzida em papel, colada sobre papel cartão e encaminhada para reprodução em fotolito. Processo substituído pelas artes-finais digitais.
Em inglês, Picture Element. É a unidade elementar de uma imagem digitalizada. Quanto maior o número de pixels na imagem, melhor a qualidade dela.
Referência usada em artes gráficas como uma unidade padrão de medida tipográfica.
Pré-impressão. É o conjunto de processos que antecedem a impressão. Envolve: digitalização de imagens, tratamentos de fotos, manipulação de arquivos digitais, provas de cores e gravação de chapas de impressão.
Equipamento utilizado para a revelação automática de fotolitos e chapas de impressão.
Prova realizada antes da impressão e aprovada por todos os envolvidos, é a diretriz a ser seguida pela gráfica como guia de impressão. É feita para aferir textos, imagens, cores e todos os elementos do projeto gráfico. Podemos ter provas de cores análogas (feitas com fotolito) e provas digitais (dispensam fotolitos, pois são feitas a partir do arquivo digital).
Também conhecidas como “spot colors”, são cores especiais pré-fabricadas e identificadas por códigos. Por não serem resultado de uma mistura de cores CMYK, reproduzem a cor de modo fiel.
Sigla de Portable Document Format ou Formato de Documento Portável. Arquivo criado pela Adobe que pode ser gerado em baixa ou alta definição, a partir do Acrobat Distiller e aplicativos gráficos. Podem conter todos os elementos e fontes. A partir do PDF de alta definição, é possível gerar provas de cores e materiais impressos.
Equipamento de impressão digital. Utiliza jato de tinta para impressões coloridas e a qualidade de impressão é regular. Pode imprimir em grandes dimensões de papel, vinil e outros suportes. Anos atrás, as plotters eram chamadas de traçadores e tinham por função principal desenhar plantas de engenharia e arquitetura.
Lançado na primeira metade da década de 1980 pela Adobe, é uma linguagem de descrição de páginas, que conserva todas as informações, elementos gráficos e fontes, sendo possível assim a sua perfeita reprodução.
Orientação de fotos, ilustrações ou blocos de textos, que dá referência ao posicionamento dos objetos para a construção de uma arte digital.
O processo offset trabalha com o princípio da repulsão entre água e óleo. A chapa é umedecida para impedir que a tinta, produzida através de óleo mineral, atinja às áreas sem imagem.
Além de manter a chapa limpa durante o processo, a água permite que apenas a tinta seja transferida para a blanqueta. É importante salientar que a água não chega até o papel.
Agindo como um carimbo, a blanqueta é prensada contra o papel, transferindo a tinta uniformemente para o papel, concluindo o processo de impressão offset. Ver: chapa offset, blanqueta, impressão offset.
Prova de contrato análoga, que reproduz o processo de impressão Offset, é uma prova de cor utilizada para produção de provas com papéis e cores especiais. Para a sua produção, são necessários os fotolitos usados para gravar uma chapa de impressão e a própria tinta gráfica.
Sistema gráfico para mídia impressa, que separa as cores em retículas de amarelo, cyan, magenta e preto, permitindo que praticamente todas as cores sejam reproduzidas a partir dessa quatro.
Rr
É a conversão do arquivo digital em um bitmap. Um processo de decodificação conhecido como rastreamento, que permite a confecção de provas de contrato digitais, fotolitos, gravação de chapas de impressão etc.
São os sinais gráficos que determinam a posição correta da sobreposição de cada uma das cores a serem impressas. Quando não há a perfeita coincidência desses sinais gráficos, diz-se que o impresso está fora de registro.
Recurso de relevo utilizado em materiais gráficos sem a aplicação de tintas.
É o nome que damos a minúsculos pontos que, em conjunto, formam uma imagem ou cor. É amplamente usada no processo off-set para criar mudanças de tons, sombras e degradês
O modelo RGB é a junção de três cores: vermelho (red), verde (green) e azul (blue). Sistema de cores baseado na adição de luz. É utilizado em monitores em geral, que emitem luz.
Resultado visual (não visível a olho nu) do correto posicionamento das retículas.
Palavra inglesa cujo significado é esboço. São os rascunhos realizados pelo desenhista ou diagramador na criação de uma peça publicitária.
Borda irregular do papel quando sai da máquina de fabricação. Se não refilada, pode ser utilizada no livro como um efeito decorativo. O papel feito pela máquina tem duas rebarbas e o papel feito à mão, quatro. O efeito pode ser reproduzido ao rasgar manualmente a borda do papel. Observe a borda desigual texturizada nas páginas do exemplo acima.
Toda imagem possui um ponto de atenção, porém nem sempre este ponto esta bem posicionado.
Não é apenas em fotografias que você deve se preocupar com ele. É importante definir o que deseja estabelecer como hotspots para conferir à peça um equilíbrio de imagem que guie o espectador na sua linha de pensamento.
Em português, reimpressão do material.
Pequenos pontos utilizados nas impressões gráficas.
Sigla de Raster Image Processor. É um processo de decodificação, em que a linguagem PostScript será traduzida para uma linguagem intelegível pelo equipamento.
Máquina impressora alimentada por bobinas.
Corte com guilhotina a poucos milímetros das margens exteriores dos impressos, seguindo as orientações das linhas de corte na fase de acabamento.
Recurso utilizado em artes gráficas para deixar textos, logotipos ou ilustrações em destaque, podendo ser alto ou baixo-relevo.
Quantidade de pixels ou de pontos por área linear (cm/inch) em uma imagem. Quanto maior a resolução, maior será o tamanho do arquivo gerado.
Em inglês, Coating. Consiste em recobrir a superfície do papel com um tratamento a base de pigmentos, adesivos, vernizes etc.
Texto localizado no pé das páginas de um impresso. Pode conter informações como: capítulo, numeração de página, notas explicativas etc.
Método de impressão para altas tiragens. Seu nome é derivado do sistema rotatório de suas bobinas.
Refere-se às informações que se estendem além do ponto em que a página será refilada e permite que as cores ou imagens continuem até a extremidade da página cortada. As marcas de corte impressas em torno da imagem mostram onde a página será cortada. A imagem precisa se estender pelo menos 3mm além das marcas de corte para assegurar que, quando as páginas forem cortadas, a imagem sangre para fora da página. Contudo, esses 3mm extras não são necessários na borda interna da encadernação, uma vez que qualquer sangrado nesse local não será percebido devido à encadernação.
Equipamento computadorizado para digitalizar imagens a serem utilizadas no processo de diagramação. Pode ser cilíndrico ou plano. O arquivo digitalizado é chamado scan.
São letras que possuem em suas extremidades detalhes que complementem opticamente determinada tipologia.
Método de impressão que utiliza uma tela de nylon. Muito utilizado para a confecção de camisetas e materiais promocionais.
Encontrada nas tabelas de cores dos softwares, são as cores especiais. Por exemplo, as cores pertencentes à tabela Pantone.
Em inglês, Bleed. É a área impressa que ultrapassa o limite da área de corte, necessária para que, no momento do corte (refile), a arte termine no limite da impressão, evitando filetes brancos.
Na pré-impressão é a separação dos canais de cores (CMYK ou cores especiais), que vão corresponder a cada chapa de impressão a ser gravada.
Método de impressão que utiliza uma tela de nylon. Muito utilizado para a confecção de camisetas e materiais promocionais.
Grid ou layout em que a frente e o verso das páginas espelham uma a outra.
Palavra ou frase colocada depois do título principal, complementando-o.
Variação de cores do mesmo brilho tonal, de nenhuma cor a uma cor pura. A saturação é uma medida da intensidade, pureza ou quantidade de cinza em relação ao tom.
É o termo “serifa” vem do holandês schreef (linha fina) e é utilizado para definir o filete que dá acabamento no final do traço ou haste da letra.
Em português, nitidez. Filtro aplicado em imagens digitais no Photoshop para aumentar a sua nitidez.
Cobertura móvel de papel, que geralmente envolve a capa de um trabalho para maior proteção. Pode conter informações impressas.
Risco no meio do texto, que marca um bloco a ser substituído. O tachado é comumente utilizado em documentos jurídicos para que o leitor possa ver como era o texto original.
Sigla da expressão inglesa Tagged Image File Format. É um formato de arquivo digital de gráficos em bitmaps (e não vetoriais) com extensão tiff ou .tif. As imagens, nesse formato, são suportados por praticamente todos os aplicativos em artes gráficas, sendo por isso chamado de flexível.
Originalmente era um sistema de impressão direta, que fazia uso de tinta gordurosa e pastosa e cujos tipos eram formas relevográficas de metal. Hoje, pode-se dizer que é a técnica que abrange desde a criação e composição do tipo até a impressão que dele se utiliza.
Tinta modificada e constituída de partículas finas de pó, que possuem características eletrostáticas e são atraídas eletromagneticamente. Utilizada por copiadoras e impressoras a laser, em que há a fusão dessas partículas, em alta temperatura, à superfície do papel.
Técnica de realizar uma pequena sobreposição de cores adjacentes, evitando a ocorrência de filetes brancos (falta de registro) entre cores que devem aparecer em perfeito contato na impressão.
Processo de impressão por transferência indireta de tinta. A imagem a ser reproduzida é transmitida do clichê para o substrato por meio de um tampão de silicone. Pela flexibilidade do tampão, é possível imprimir em superfícies que tenham qualquer forma (curvas, cilíndricas, concovvas, convexas etc.).
Substância resultante da combinação de pigmentos, solventes, aditivos e resinas. O pigmento dá a cor; o solvente a viscosidade; os aditivos o brilho, a opacidade e consistência; e as resinas são responsáveis pelo transporte físico. As tintas normalmente são fabricadas para tipos específicos de impressão e suportes a serem utilizados.
Uso do tipo para expressar visualmente uma ideia não apenas pelo significado da palavra.
É a técnica de subtrair ou adicionar espaço entre todas as letras de uma linha, parágrafo, bloco ou texto inteiro. É diferente de Kerning, que se refere ao espaçamento entre um par definido de letras.
Processo de acabamento de impressão que gera caracteres em alto-relevo. Ele é feito ao depositar pó termográfico sobre o papel impresso em offset enquanto a tinta ainda está fresta. O pó gruda na tinta fresca e se funde com ela quando o suporte passa por um forno, o que produz uma superfície em alto-relevo com uma textura característica.
Inicialmente era a matriz metálica para caracteres contidos em uma fonte. Hoje, pode-se chamar de tipo uma fonte, ou ainda entendê-lo como a configuração visual comum de cada uma das letras que compõem uma família de tipos.
Total de exemplares impressos em uma edição.
Imagem monocromática desenhada apenas com linhas e sem preenchimento de cor ou sombreamento. Uma imagem a traço reduz o design às informações essenciais sem distrações.
Uu
Sigla de Undercolor Removal, significa remoção de cores sobrepostas. É a técnica consistente em reduzir, em uma área de justaposição de cores, a porcentagem de amarelo, cyan e magenta, com a devida compensação em preto, a fim de evitar problemas de secagem, decalque, entupimento de pontos etc.
Radiação eletromagnética invisível ao olho humano, que se encontra, no espectro solar, entre o violeta e os raios X. Possui comprimento de onda entre 100 e 400nm. É utilizada em sistemas de reprodução fotomecânica e na secagem de coberturas, vernizes UV, tintas UV etc.
Vv
Acabamento superficial da peça gráfica, que pode ser brilhante, fosco, cintilante, texturizado ou arocromático.
Do latim VECTOR ou condutor. Matematicamente, é todo segmento que apresenta módulo, direção e sentido. Mediante cálculos que se utilizam de vetores, softwares como o Corel DRAW, Adobe Illustrator etc. possibilitam am produção de imagens que serão facilmente modificadas (agrupadas, giradas, ampliadas, reduzidas ...) pelo operador, sem perder sua qualidade.
É um erro de diagramação, que ocorre quando uma letra, sílaba ou palavra ficam sozinhas na última linha do parágrafo. Considera-se da mesma forma a primeira linha de um parágrafo que sobra no final de uma coluna e a última linha do parágrafo que aparece solitária no início da coluna.
É uma camada de tinta sem pigmento (transparente) aplicada na fase de acabamento para conferir sofisticação e proteção ao impresso. Possui característica brilhante, acetinada ou fosca.
Sulco originado por pressão para facilitar a dobragem.
Em inglês, SMALL CAPS, é a letra cuja forma é a de uma maiúscula, porém possui o tamanho de uma minúscula.
Em artes gráficas é um elemento ornamental, geralmente na forma de filetes, utilizado para dividir áreas de ilustrações e textos no impresso.
Ww
Estação de trabalho composta por computador de grande desempenho, conectado a outros equipamentos, para realização de tarefas em softwares de editoração eletrônica.
Xx
Processo de reprodução de texto ou gravuras, que se utiliza de luz e calor, baseando-se no fenômeno da fotocondutividade.
Método de reprodução de imagens ou textos por meio de gravação em pranchas de madeira.
Zz
Há dois tipos de zoom: o óptico e o digital. O zoom óptico se apresenta nas lentes das câmeras fotográficas como um sistema mecânico de distância focal variável. Já no zoom digital, a imagem é ampliada digitalmente por um software, e geralmente possui qualidade inferior à das formadas pelo zoom óptico.
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